5 dicas para montar a Lista de Convidados do Casamento

O dia do casamento é um momento mágico na vida de qualquer noiva e pode acreditar, apesar do trabalhão que dá, os preparativos deixam saudade quando o grande dia passa, então aproveite cada SEGUNDO!

Na verdade, só de uma coisa você não sentirá falta: da temida LISTA DE CONVIDADOS DO CASAMENTO!

Só quem já passou por essa fase sabe o quanto é difícil e importante essa etapa, afinal é com a quantidade de convidados definida que os noivos podem dar continuidade aos preparativos da festa como: definir o local, contratar o buffet, encomendar os docinhos, convites, lembrancinhas, entre outros detalhes.

Mas Keep Calm, não pense que te deixaremos sozinha nessa missão tão difícil, vem com a gente que vamos te dar o passo a passo para essa tarefa não ser tão complicada e dolorosa quanto costuma ser.

Passo a passo de como montar a sua lista de casamento

 1° Passo: Definir a quantidade de convidados

A lista de casamento é a base de tudo, então precisa ser pensada o quanto antes e com muita calma e diálogo, para não gerar um estresse desnecessário entre o casal e os demais envolvidos nos preparativos.

O primeiro passo é definir qual o número máximo que o casal pretende convidar para o casamento, isso vai depender do quanto vocês estão dispostos a investir na data tão esperada, se desejam uma grande festa ou um mini wedding, afinal, quanto maior a lista, maior o investimento.

Definir este número no início de tudo os ajudará no momento de selecionar quem fica ou sai da lista, por exemplo, se optarem por um mini wedding terão a consciência de que apenas os mais próximos estarão presentes, enquanto que se o número definido for maior poderão expandir a lista para familiares e amigos mais distantes.

Com o número máximo de convidados da festa o casal pode partir para o próximo passo.

2° Passo: Todo mundo entra na lista! 

Nessa fase inicial você e seu noivo podem sentar e ficar à vontade para colocar quem vocês quiserem na lista, aqui todo mundo entra, e o ideal é deixá-la o mais completa possível, sem esquecer de ninguém. Feito isso, próximo passo!

3° Passo: Convidados dos pais  

A festa é uma comemoração única e muito importante tanto para os noivos, quanto para os seus pais. Então deixar uma porcentagem dos convites para ambos os lados poderem compartilhar essa alegria com os amigos deles também é justo, mas não é uma regra.

Tudo pode ser definido de acordo com a quantidade de convites estipulada no primeiro passo e, principalmente, se eles estiverem contribuindo com os custos do casamento.

Se o casal optar por um mini wedding e estiveram bancando 100% do casamento, com uma conversa tranquila, podem esclarecer os pontos aos pais e, com certeza, eles entenderão!

Porém, caso escolham uma festa maior, podem estipular uma porcentagem igual para ambos os lados, uma sugestão é de 10% a 15% para cada lado, podendo ser maior caso eles estejam ajudando nas despesas da festa.

Agora, se os pais estiverem bancando a grande parte ou 100% da festa, é claro que eles terão uma liberdade maior nesta etapa da lista. Entretanto, o grande dia é de vocês, então são vocês quem definem quem convidar ou não, sem peso na consciência, ok? Nada que um bom diálogo não resolva!

4° Passo: Crianças saem ou ficam na lista?

Definir se as crianças serão ou não incluídas a lista é um ponto muito importante que impactará diretamente na quantidade de convidados. O ideal é fazer uma lista apenas das crianças para ter uma média da quantidade e dos custos extras que poderão surgir como:

  • Custo a ser cobrado por criança pelo buffet de acordo com a idade;
  • Custo com acompanhante (babá);
  • Custo com entretenimento.

Após gerar a lista e verificar esses possíveis custos extras o casal deve decidir se elas entrarão ou não na lista, mas sejam livres quanto a isso!

5° Passo: Seleção – Quem permanece? 

Aqui vocês já terão definido a quantidade total de convidados na festa, quantos deste número serão dos pais, quantos convites restaram para vocês e se incluirão ou não as crianças na lista.

Agora chegou a hora mais difícil, selecionar e reduzir a lista do passo 2 para a quantidade real que vocês têm disponível.

Um conselho essencial: NÃO CONVIDEM NINGUÉM POR OBRIGAÇÃO!

Pode acreditar, se vocês fizerem isso irão se arrepender por não terem colocado alguém mais importante no lugar. O casamento é de vocês e não precisam se sentir pressionados socialmente para convidar alguém que não queiram ou que, infelizmente, não é tão importante para vocês, apenas para manter a “boa vizinhança”.

Vocês devem chamar aqueles que amam e que, de fato, farão a diferença no grande dia, alguns podem até ficar chateados com essa decisão, mas é necessário no momento da seleção.

Outra dica é começar riscando aquelas pessoas que vocês já não veem há muito tempo ou que se falam muito pouco. Afinal, a prioridade é convidar aqueles que estão sempre presentes em suas vidas, principalmente, no momento atual de vocês.

Amigos de parentes e amigos dos exs também podem ser retirados, exceto se vocês realmente tiverem uma forte amizade. Esta mesma dica serve também para os vizinhos e colegas de trabalho, se forem pessoas que vocês têm pouco contato deixem a vaga para outro que seja mais próximo.

Pode ser que durante essa seleção vocês sintam a necessidade de aumentar o número estipulado inicialmente, isso é muito comum, e pode acontecer com vocês também, desde que caiba no orçamento, é claro!

Um simples esquema para auxiliar você a definir quem realmente chamar

Após selecionar quem fica e quem sai, é hora de organizar de forma palpável a lista!

Após a seleção organize a lista em uma planilha, com nome completo, endereço, telefone para contato, número de convites, quantidade de crianças entre outras informações que ache importante. Feito isso, é só partir para a próxima etapa dos preparativos.

E aí? O que achou dessas dicas? Se gostou veja também aqui no nosso blog porque organizar a lista de casamento em uma planilha é tão importante e prático, porcentagem de ausências na lista de convidados de casamento e como fazer RSVP – Confirmação de presença.

16.10.2019

Postado em Antes do Casamento

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *