Casamento: A escolha do Buffet

Um dos fatores mais importantes no processo de planejamento de um casamento é a escolha do Buffet. Responsável pela festa, seja almoço ou jantar, o Buffet ocupa um importante papel na ocasião, sendo espelho do evento.

Assim, é importante que se tenha cuidado e seja definido o quanto antes quem ficara responsável por esse tipo de serviço em seu evento. As comidas e o aluguel do espaço para a festa são fatores que demandam um grande investimento, sendo responsáveis por comprometer mais da metade do orçamento aplicado para a realização de toda a cerimônia.

Por ser um item delicado, que necessita de atenção, é necessário um prévio planejamento. Para te ajudar, separamos algumas dicas especiais para você.

Quantidade de Convidados

Primeiramente defina a quantidade de convidados do casamento, pois esse número será responsável por grande parte das escolhas, tanto do local da festa, quanto do fechamento do orçamento do Buffet. Pesquise, peça orçamentos em diferentes lugares, para que assim seja possível optar pelo mais ideal para o seu evento.

Horário

Definir a data e horário da realização do enlace também é importante para a definição do cardápio adequado. Deste modo, é possível identificar se será servido um brunch/almoço, coquetel ou jantar.

Brunch ou Almoço

O brunch (junção do café da manhã com um pequeno almoço) ou almoço, é ideal para casamentos na parte da manhã até o início da tarde. A possibilidade de variedade no cardápio é bem grande, desde vários tipos de pães, bolos, frutas, iogurtes, compotas regionais, cremes adocicados, mesa de frios e doces, e até bebidas mais leves, como chá e sucos naturais. No caso de opção pelo almoço, o indicado é servir a comida com variedades de pratos, como massas e carnes.

Coquetel

O coquetel é uma recepção rápida, com prazo de início e término, sendo uma boa opção para quem está organizando um pequeno casamento, algo mais íntimo, para pessoas mais próximas principalmente. Nessa ocasião é possível abusar dos petiscos, são servidos vários tipos de salgadinhos frios e quentes, canapés, torradinhas e patês, bebidas e o tradicional bolo, podendo acompanhar os conhecidos e amados docinhos gourmet também. Geralmente acontece entre o final de tarde e tem encerramento antes das 22h.

Jantar

Tanto para cerimônias mais simples quanto para mais sofisticadas, o jantar é a opção certa para casamentos noturnos. O menu geralmente acompanha tipos diferentes de saladas, além de trazer a possibilidade de pratos quentes diversos: massas como rondelli, canelone e lasanha, ou strogonoff, filé de frango, etc. Além disso, o jantar também acompanha uma ou duas sobremesas no cardápio, podendo ser bolo acompanhado de sorvete, fondues, brownie ou mousses, por exemplo.

Tipos de serviços

Existem dois tipos de serviços mais utilizados em festas de casamento por aqui: à francesa e à americana. Mas claro, a escolha do mais apropriado para o seu evento dependera do estilo, da quantidade de convidados e do investimento realizado.

  • Serviço à Francesa

O serviço à francesa é um tipo de serviço mais formal. Os pratos vêm montados e decorados da cozinha, sendo servidos por garçons ou copeiros, que ficam responsáveis por apenas cinco ou seis convidados cada. O garçom deve ficar à esquerda de cada convidado e a primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do anfitrião ou anfitriã, em seguida todas as mulheres. Depois deve ser feita a mesmo coisa com os homens, iniciando com o convidado de honra, dando a volta à mesa e servindo por último o anfitrião. Assim, deve se esperar todos se servirem para começar a comer. As bebidas são servidas pela direita e as garrafas não ficam sobre a mesa. O garçom deve sempre manter os copos abastecidos.

  • Serviço à Americana

O serviço à americana é o estilo mais utilizado em Buffets e consiste em os convidados se servirem em uma mesa onde estão expostos todos os pratos, e desta forma, cada um se encaminha com o prato pronto à mesa.  Nesse tipo de serviço, o garçom limita-se apenas em servir as bebidas. É a modalidade mais indicada para atender a um grande número de pessoas, sendo mais prática e mais em conta, visto que não há necessidade da disposição de muitos garçons para servir a comida.

Procure analisar tudo muito bem. Afinal, esses são fatores que conduzem e fazem toda a diferença em eventos desse porte. Será um sucesso!

19.01.2017

Postado em Cardápio

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *