Confirmação de Presença – Como fazer o RSPV?

Fazer, refazer, acrescentar, tirar, aumentar, diminuir, são ações que acompanham todo o processo de construção de uma lista de casamento, que por sua vez, é o ponta pé inicial para as demais etapas dos preparativos do big day. Afinal, é com a quantidade de convidados definida que os noivos podem decidir o local, contratar o buffet, encomendar os docinhos, convites, lembrancinhas, entre outros detalhes. Então já viu que, mesmo sendo difícil, não dá para enrolar muito né?

Se você está nessa fase de construção, sofrendo com essa tarefa e não sabe por onde começar, aqui no nosso blog a gente tem o passo a passo de como montar a sua lista de casamento, de uma forma menos complicada e dolorosa.

Agora, se você já fez o dever de casa e está com a lista definida, mas quer uma forma de mensurar os possíveis faltosos, vem com a gente que vamos te ajudar!

Qual o percentual de convidados ausentes em um casamento?

De forma geral o número de faltosos costuma ser proporcional a quantidade de convidados. Ou seja, se o casal optar por um mini wedding, no qual apenas os familiares mais próximos e amigos mais íntimos serão chamados a porcentagem de ausências será menor. Já para um casamento tradicional, com mais convidados o número de ausências será maior.

Sendo assim, em um mini wedding a média de faltosos geralmente gira em torno de 5%, enquanto para casamentos com uma lista mais extensa há um percentual de ausentes entre 10 a 15%, podendo ser ainda maior caso se trate de uma festa para mais de 300 convidados.

Uma dica valiosa para ter um percentual mais próximo da quantidade de convidados que estarão presentes no casamento é orientar os mesmo a responder o RSVP.

Como fazer o RSPV – Confirmação de Presença?

rsvp de casamento

Para aquelas que ainda não sabem o que significa a sigla RSPV, é a abreviatura de uma expressão francesa: Répondez S’il Vous Plaît, que significa “Responda por favor”. Ela é muito utilizada a fim de mensurar, aproximadamente, a quantidade de convidados que comparecerão no dia do evento por meio da confirmação de presença.

Essa é uma ferramenta muito útil que auxiliará vocês a planejar e preparar melhor o grande dia, evitando gastos desnecessários ou falta de algum item, então não deixem de usá-la.

Agora que você já sabe o que é RSPV, vamos te apresentar algumas maneira de utilizá-la.

Uma forma tradicional e eficaz de conscientizar os convidados da importância da confirmação da presença é falando a respeito disso no momento da entrega do convite. Assim, oriente cada um deles sobre as maneiras de RSVP que vocês disponibilizaram, podendo ser:

Por telefone ou e-mail

Acrescente no convite um telefone ou e-mail com uma data limite para que os convidados enviem a confirmação de presença e vocês tenham tempo hábil para realizar as mudanças necessárias nos preparativos.

Site de casamento

Caso vocês optem por ter um site de casamento geralmente eles já contam com esta função de RSPV. Basta adicionar a url do site no convite e orientar os convidados para que acessem e confirmem a presença.

QR Code

Nesta opção o convidado, por meio do QR Code, é direcionado a um site, para que possa confirmar a sua presença.

RSVP ativo

Os convidados podem não entender a grande importância do RSPV para os noivos e por isso nem sempre terão a preocuparão em confirmar presença, por mais opções que você dê a eles, sendo assim, outra sugestão é entrar em contato com cada um de sua lista por telefone. Essa missão pode ser feita pelo cerimonialista ou por alguém próximo do casal apto a realizar esta função.

De todas as alternativas acima, o RSPV ativo é a que tem mais chances de conseguirem uma lista mais precisa com o número final de convidados.

É muito comum os noivos finalizarem a lista de convidados, mas continuarem sofrendo pelas pessoas que não conseguiram convidar ou por desejarem aumentar o número e não poderem. Então, outra dica valiosa é: após a confirmação de presença e de fazerem os ajustes necessários na lista, não voltem mais nesta etapa, deem ela como finalizada e passem para a próxima.

E aí noivinha, gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e conferindo todas as dicas que vão te ajudar em cada etapa dos preparativos para o seu grande dia!

22.10.2019

Postado em Antes do Casamento

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *