Corsage: significado e uso do acessório

ok-12

O corsage é um mini buquê de flores dado para as madrinhas, damas de honra e até mesmo para a mãe da noiva e do noivo, ou seja as mulheres mais importantes e queridas para os noivos no casamento, tornando-se uma demonstração de afeto.  Tradicional costume norte-americano, o uso do corsage vem crescendo também aqui no Brasil e aparecendo cada vez mais nos casamentos.

Nos Estados Unidos, é tradição em bailes de formatura os rapazes darem um corsage de presente para as garotas, simbolizando respeito e consideração. Em casamentos ele também é usado, normalmente no pulso, porém nada impede que esse seja usado no cabelo ou preso na própria roupa. No casamento o significado como mencionado é ainda maior, pois é um gesto de gratidão às mulheres especiais na vida dos noivos, mostrado que são mais que simples convidadas. Assim como o noivo coloca a flor na lapela dos seus padrinhos, a noiva pode oferecer o corsage às mulheres.

Se for deixado para dar no dia, o ideal é que se entregue um pouco antes da cerimônia começar, fazendo uma surpresa a quem for usar. É importante que se tome cuidado também com a escolha das flores que irão compor o corsage, podendo ser neutras para que seja algo mais fácil de combinar com o restante do visual das convidadas e podem seguir um padrão, sendo distribuído um modelo igual para todas, assim como a flor na lapela dos homens.

O corsage tradicional utiliza um pequeno arranjo de flores envolvido por uma fita delicada de cetim ou renda que será presa no pulso. A confecção do corsage fica sempre como responsabilidade da noiva, assim como o estilo e tamanho, geralmente não são muito grandes, mas rico em detalhes. Há diversas composições, uma mais linda que a outra.

ok-13

ok-10

ok-1

ok-4

ok-7
ok-8

E além de flores, também é possível inovar com materiais diferentes, como tecido, papel, rendas e pedrarias. Alguns modelos podem aparecer mais modernos e discretos.

ok-5
ok-11
ok-6

Imagens: Pinterest

03.12.2016

Postado em Buquê

1 Comentário
  • Patricia L.Rodrigues
    05 de Junho de 2019 às 16:17
    Maravilhoso adorno, de uso prático e muitíssimo elegante. Maneira suave de destacar e honrar pessoas importantes neste momento.

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *