Custos invisíveis no planejamento do casamento

Ao decorrer da organização do casamento ou até mesmo depois de sua realização, os noivos podem se deparar com despesas ocultas que acabaram ou vão acabar pesando significativamente no orçamento.

porco

Tais despesas muitas vezes são até pensadas, mas ignoradas pelo casal, por pensarem se tratar de algo simples ou de menos importância. Mas isso é totalmente errado, todo evento desse porte necessita de um plano de orçamento, e esse orçamento deve englobar tudo, até os mínimos detalhes, pois sim, eles fazem a diferença no final.

Pior que isso, é quando a situação sai totalmente do controle, de modo que esses gastos extras acabam comprometendo outros itens da organização. Por isso, é essencialmente importante que o casal fique atento e siga todas as precauções necessárias para evitar situações como essas.

Principais custos que podem se tornar invisíveis:

Documentos, despesas postais

É ideal verificar o quanto antes se toda documentação está ok, ou se está ciente do que pode aparecer no caminho de forma a evitar despesas inesperadas com a papelada do casamento. Até mesmo pagar cópias de documentos, autenticações, vias extras etc. que podem vir a acontecer nos trâmites do casamento no civil, devem ser considerados. Portanto, não é somente a taxa do casamento no cartório. Além disso, serviços de entrega de itens da celebração e festa ou envio de convites e até mesmo lembrancinhas pelos correios, podem se tornar gastos ocultos importantes na hora do fechamento das contas.

Cerimônia e festa

Convidados inesperados

Por mais que a lista de convidados seja bem elaborada ou que seja confirmada a presença dos convidados antes, é inevitável, o número sai da margem do esperado. Isso porque na hora sempre aparece um que não havia confirmado, outro que trouxe um acompanhante que não estava previsto, ou seja, sempre é importante contar com essas situações. Por isso, contar com um número muito em cima do esperado é perigoso, é importante estabelecer uma margem para segurança, cerca de 10 a 15% acima do calculado.

Horas extras

O casal deve acertar com antecedência no ato da contratação dos serviços por fornecedores, as condições dos contratos, para que se especifique e combinem as regras das horas extras de serviços como aluguel do espaço, músicos, fotógrafos e garçons. Isso será algo em que se deverá ficar atento em determinados momentos, evitando extrapolar os prazos, já que as horas extras costumam ser mais caras. Porém, antes de tudo, é importante considerar gastos que vierem a ser cobrados se ultrapassar um pouco do período, imprevistos acontecem. Precaução mais do que nunca, é a palavra de ordem nesse momento.

Noivas

Alterações no vestido da noiva

As vezes, um vestido de noiva feito com muita antecedência ou comprado pronto irá demandar ajustes, por conta de mudanças mesmo no corpo das noivas, ao longo desse período. Esse serviço precisará ser feito por profissionais e, claro, terá custo.

Dia da Noiva

Toda noiva passa por processos relaxantes ou necessita usufruir de serviços para fazer cabelo, unhas, maquiagem, entre outras coisas, para o Grande Dia. Sendo assim, é essencial não deixar isso de fora, também deve-se incluir tais gastos às despesas do casamento.

13.05.2017

Postado em Organizar Casamento

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *