Qual a diferença entre Véu, Mantilha, Grinalda e Voilette

O tradicional vestuário da noiva, além do vestido branco, acompanha alguns acessórios bem marcantes que quando se pensa logo vem à cabeça: o buquê e claro, o véu. Mas o que nem todos sabem é que nem sempre o que a noiva está usando sob a cabeça é um véu, pois existem outros tipos de acessórios relacionados a essa função, ou pelo menos não se consegue diferenciá-los.

Assim, além do véu existe a grinalda, a mantilha e o voillete, todos muito presente em cerimônias e cada um com seu charme a parte. Deste modo, entra em cena outra questão a ser analisada pela noiva, afinal qual escolher, qual irá combinar mais com o vestido e o estilo da cerimônia?

Primeiramente vamos analisar as características e descobrir qual diferença entre Véu, Mantilha, Grinalda e Voilette.

Véu

Como é de grande conhecimento da maioria, com grande tradição histórica, o véu pode aparecer em diferentes comprimentos dependendo muito também do estilo do vestido. Ele é o mais utilizado pelas noivas ao longo do tempo e era símbolo maior de pureza e fidelidade nos cortejos.

Mantilha

A mantilha tem origem hispânica e simboliza pureza e juventude. É bem parecida com o véu, porém é toda renda ou bordada feita de forma artesanal. Usada presa bem no topo da cabeça e bem próxima ao rosto justamente por ser mais pesada. A mantilha só tem dois comprimentos diferentes a longa e a ponta de dedo que quase não é usada. Ambos os comprimentos podem ser usados em casamento diurnos (com pouco brilho) e em casamentos noturnos.

Grinalda

Penteados que acompanham algum acessório, as peças que compõe esses penteados são a grinalda. Tiaras, arquinhos, coroas, flores ou presilhas são opções de grinalda que podem ser inclusive utilizadas junto ao véu ou a mantilha. Dão graça e um ar mais romântico ou requintado ao visual.

Voilette

Comum nas décadas de 1910 a 1940, o Voilette é bem curto, pegando parte da cabeça, era usado principalmente para proteger do sol e poeira. Com o tempo aperfeiçoou – se e foi usado para demonstrar estilo e sofisticação. Fixado no próprio penteado, o Voilette pode aparecer junto a outros acessórios como chapéu, presilhas, flores, etc. Para noivas que querem optar por coisas diferentes, demonstrar personalidade, o Voilette é uma ótima opção, além de ser totalmente charmoso.

07.02.2017

Postado em Noiva

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *