O buquê da noiva
O bouquet ou buquê, cuja palavra é de origem francesa, é um arranjo de flores tradicionalmente utilizado pela noiva no dia do casamento, que no início simbolizava romantismo e sorte e atualmente simboliza sobretudo, vida e prosperidade. O que muitos não sabem, é que a composição do buquê é formada de acordo com os significados das flores.
Com o tempo, a composição e o sentido do buquê sofreu transformações. O costume da noiva levar um buquê até o altar começou na Grécia Antiga, que naquela época eram constituídos por ramos de ervas e alho para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado. No período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no qual recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, formando assim, no final do trajeto, um buquê. È interessante a ideia na qual essa prática foi difundida, pois a noiva participava da composição de cada parte até resultar em um ramalhete. Foi na Europa que os arranjos tornaram-se mais sofisticados, com flores exóticas.
Por volta o século XIX, cria-se a “Linguagem das Flores”, responsável por demonstrar intenções através das flores, ser como um porta voz da noiva, o que deu origem ao costume de selecionar as flores utilizadas no buquê de acordo com seus significados.
Além disso, nessa época era de costume que as noivas confeccionassem dois arranjos. Um era abençoado por um sacerdote e preservado numa redoma de vidro que era exposto na sala de casa ou no quarto. O outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, sendo dessa maneira a próxima a se casar, ritual que é realizado até hoje nas cerimônias.
Sendo assim, hoje é um item essencial para compor o look da noiva. Segurando o buquê em uma as mãos e encostando o antebraço na cintura, a noiva adentra com ele em todo percurso de caminhada até o altar, quando finalmente inicia a cerimônia e pode colocá-lo em alguma superfície disponível ou pedir à Mãe ou à madrinha que o segure.
Pense muito bem na hora de escolher seu buquê, pois ele é muito mais que apenas um simples enfeite.
Os modelos de buquês:
Redondo
Feitos com flores arranjadas em formato redondo é o mais indicado para as noivas com menor estatura. Passam um ar mais romântico e natural.
Cascata
Um modelo mais sofisticado, para casamentos à noite. Também conhecido como “cacho de uva” porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. O tamanho fica em torno de 45 cm, e por isso não é recomendado para noivas mais baixas e sim para as de maior estatura.
Braçada
Bastante usado nos casamentos mais informais, deve ser carregado nos braços. É um estilo que combina muito com casamentos ao ar livre e realizados durante o dia.
Os estilos de buquês:
Romântico: Buquês estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa, pink. Pode-se sugerir os tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.
Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas.
Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.
Clássico: Buquês formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.
Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos.
Os significados das flores para o buquê:
Acácia branca ou rosada: constância e elegância
Amor perfeito: lembrança;
Azáleia: romance;
Begônia: timidez;
Camélia: beleza, virtude;
Copo de leite: felicidade e pureza;
Coroa imperial: poder;
Cravo: fertilidade;
Crisântemo: paixão;
Dália: delicadeza;
Dente de leão: vida;
Flores do campo: felicidade;
Gérbera: alegria;
Girassol: vida;
Hortência: energia;
Jasmim: amor;
Lírio: sorte e casamento;
Margarida: inocência;
Miosótis: amor sincero;
Papoula:fertilidade;
Tulipa: amor;
Violeta: lealdade;
Orquídea: sensualidade;
Rosa branca: pureza, paz;
Rosa champanhe: admiração, reverência;
Rosa alaranjada: fascínio, encanto;
Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;
Rosa vermelha: amor, paixão;
Imagens: Pinterest
Postado em Buquê
Comentários