O significado das alianças
Maior símbolo do casamento, todos se sentem de certa forma bem familiarizados com as alianças, mas muitos não sabem a fundo seu significado ou pelo menos o surgimento da tradição de utilizar esse anel no matrimônio.
A aliança tem um formato circular o que representa um simbolismo de eternidade, pois o círculo não tem princípio nem fim, mostrando assim, que a união será para sempre. Os egípcios e hindus, cerca de 3.000 a.C., já usavam anéis para simbolizar a aliança entre homem e mulher. Para eles um anel, um círculo, já demonstrava esse mesmo significado de eternidade, o amor contínuo entre o casal, um símbolo desse amor, fidelidade e cumplicidade.
No ano 3 a.C., Alexandre o Grande dominou o território egípcio e por conta disso o hábito foi introduzido na Grécia.
Ainda assim, nessa época não passou a ser aderido o costume de utilizar as alianças de uma hora para a outra. Acredita-se que os romanos provavelmente adotaram a aliança ao conquistar a Grécia e, com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se obrigatório para os que se casavam.
Os Romanos acreditavam ainda, que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava ligada diretamente ao coração, por isso o uso a aliança passou a ser introduzido sempre dessa maneira, a qual agora somos habituados.
Imagens: Pinterest
Postado em Noiva
Comentários