Escolhendo a data para o casamento: qual o mês ideal?

Imagem 01

Um dos maiores dilemas de quem está noivo e quer marcar a data é escolher o dia ideal para o casamento. Isso por que com essa decisão tomada, é dada a largada, começa a definição dos preparativos do evento.

O que muitos casais não sabem, é que a escolha do mês da realização da cerimônia faz toda a diferença, influência e pode facilitar fatores importantes no decorrer do processo de organização. Cada mês do ano é mais propício e interessante para determinado fator, por isso é interessante que o casal tenha essa base e use e abuse de estratégias a seu favor.

Decida de acordo com o orçamento, pense nos feriados e na questão da decoração, em relação às flores, por exemplo, fique atento a época que estiver em alta as escolhidas.

Janeiro

O primeiro mês do ano tende a ser menos procurado para casamentos, o que pode ser uma boa para facilitar a negociação de preços com fornecedores, ter maior disponibilidade de datas em igrejas e em salões. Geralmente esse é um mês em que muitos estão de férias, então facilita a presença dos convidados, principalmente quem tem muitos parentes de outras cidades ou estados. Em contrapartida é preciso ficar atento e considerar algumas coisas, pois janeiro e um mês bem quente e com altas incidências de chuva, o que exigiria um cuidado do casal, por isso é ideal que seja realizada até mesmo a festa em um local coberto, para evitar possíveis imprevistos.

Imagem 02

Fevereiro

Mês forte em relação a decoração. Tudo isso porque um dos itens mais usados para decorar tanto a igreja quanto a festa, as flores, estão na melhor fase, principalmente as tropicais. Uma questão a se levar em conta nesse mês ainda é a mesma situação do anterior, as pancadas de chuva constantes. Além disso, é interessante tomar cuidado com o feriado prolongado de carnaval, onde muitas pessoas fazem planos, principalmente em relação à viagens.

Março

O clima fica mais equilibrado, já não está mais aquele calor todo e é mais propício para quem deseja optar pela realização da cerimônia ao ar livre, porém ainda é necessário tomar cuidado com a visita das chuvas. Outro fator interessante é que a alta temporada de viagens termina nesse mês, então o casal tem mais possibilidades além de maiores chances de fazer um bom negócio para a Lua de Mel e sair mais em conta.

Abril

Um dos meses mais indicados para a realização de cerimônias, pois o calor intenso e as chuvas passaram, o frio ainda não chegou. Por outro lado, tudo isso demanda muita procura para realização de eventos nesse mês, então a busca por fornecedores é mais acirrada e pode não sair da maneira como desejado como em relação aos outros meses, portanto é essencial o planejamento, a procura e definição antecipada dos serviços.

Imagem 03

Maio

Maio já não é mais conhecido como o “mês das noivas”: ele agora ocupa o sexto lugar no ranking. Por isso, aquela antiga dificuldade para reservar a data em buffets e igrejas tem sido menor. Mas não deixa se ser um mês simbólico para as noivas e ainda conta com a vantagem do clima estar favorável. É interessante também considerar que devido ao dia das mães, uma data forte para o mercado nesse mês, as flores acabam saindo mais caras, o que culmina maiores gastos.

Junho

A temperatura começa ficar mais baixa, o que tende agradar mais aos homens em seus ternos. Além disso, essa época também é pouco concorrida, o que pode facilitar o encontro e negociação com fornecedores e prestadores de serviços.

Julho

Com a chegada do frio mais intenso, também entra em cena ainda mais glamour. As roupas da estação e o cardápio se adequam ao clima, aparecendo ainda mais requintados. Por isso mesmo, é importante levar em conta esses fatores, que conduzem muita coisa de forma diferente no evento, em relação aos meses anteriores.

Agosto

Um mês um pouco evitado pelas noivas devido à superstição. Porém é bacana considerar que flores lindíssimas estão em alta nessa época, como o copo de leite e a íris.

Setembro

Esse mês marca a volta da primavera, e claro, apresentação de flores belíssimas. A temperatura também volta a aumentar, o que pode dar mais liberdade ao casal, seja em relação ao vestuário e também em cerimônias e festas ao ar livre.

Imagem 04

Outubro

Época dos lírios, outra ótima opção para decoração. O clima ainda continua propício para casamentos em locais mais abertos ou ao ar livre.

Novembro

É o último mês antes da correria das festas de final de ano. Alguns pombinhos já receberam a primeira parcela do 13º, o que ajuda na hora de encomendar as flores da estação: lavandas e lua de mel que, nesta época, dão uma encarecida.

Dezembro

É um mês bem concorrido pela procura, por isso é importante fechar bastante tempo antes vários elementos como a igreja e o salão. Além disso, é preciso tomar cuidado com as festas de final de ano, especialmente ficar atento em relação aos convidados, pois esses últimos dois meses do ano também são os mais reservados para viagens.

17.02.2017

Postado em Organizar Casamento

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *