Bem Casado: por que não pode faltar no seu casamento?
O bem casado é um docinho fundamental e imprescindível em um casamento. O bolinho de massa de pão de ló com recheio de doce de leite, é uma das atrações de um casamento. Mas qual a origem dessa tradição?
História:
Com mais de 100 anos de existência e originário de Portugal, o bem casado é um tradicional doce de festas de casamento. De acordo com a tradição, o doce deve ser servido no final do casamento para cada convidado, com o intuito de trazer sorte e prosperidade aos recém-casados. Ao receber o docinho, o convidado será abençoado com a mesma felicidade do casal, caso fizer um pedido antes da primeira mordida. Com duas massas de pão de ló unidas pelo doce de leite, o docinho simboliza união e compromisso.
Recheios:
Ao passar dos anos, o tradicional bem casado ganhou novas formas e recheios. Em Portugal, o doce possui uma camada de ovos moles no meio. No Rio de Janeiro, ele ainda está presente, uma vez que a influência portuguesa possui presença marcante. Em São Paulo, o recheio de doce de leite claro ou escuro é predominante. O leite condensado cozido na própria lata, é outro recheio bastante comum! É possível recheá-lo desde o tradicional doce de leite até nozes, damasco, coco, chocolate, e com o que mais você preferir.
Embalagens de bem casado:
É importante que as embalagens harmonizem com o estilo e decoração da festa. E as opções são inúmeras, seja com aplicações em rendas e pérolas, embalagens de caixas, branco e laços. De forma a ressaltar o seu estilo em cada detalhe do casamento.
Receita de bem casado de doce de leite:
Ingredientes
- 6 ovos;
- 6 colheres (sopa) de açúcar;
- 1/2 colher (café) de fermento químico em pó em pó;
- 14 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada;
- 500 gramas de doce de leite.
Modo de preparo
- Coloque na batedeira os ovos e o açúcar;
- Bata na velocidade média por 15 minutos ou até obter uma massa fofa e com bolhas de ar;
- Retire da batedeira, adicione lentamente o fermento em pó peneirado e mexa com uma escumadeira ou pá grande com furo no centro, em movimentos de baixo para cima;
- Acrescente a farinha de trigo também peneirada e misture delicadamente da mesma maneira;
- Não mexa com força para a massa não abaixar;
- Em uma assadeira, untada e forrada com papel-manteiga, vá pingando a massa com uma colher de sobremesa, formando pequenos bolinhos com cerca de 4 cm de diâmetro;
- Deixe um espaço entre eles para não grudarem;
- Leve ao forno alto (200 ºC a 220 ºC), preaquecido, por cerca de 4 a 5 minutos, ou até dourar;
- Retire os bem-casados do forno e deixe esfriar;
- Una os bem-casados, dois a dois, com o doce de leite e reserve.
Fonte: M de Mulher
A Papel Convite está sempre atenta às tendências do universo dos casamentos para te surpreender e fazer com que seu grande dia seja muito especial!
Postado em Cardápio
Comentários