O incomparável vestido da noiva

Quando se pensa em casamento, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é o vestido de noiva. E pode acreditar, essa é a primeira preocupação da noiva quando começam os preparativos. Um dos maiores símbolos da ocasião, o tradicional vestido passou por longas histórias e períodos até ficar como conhecemos hoje.

Não existe uma data exata, mas já na Bíblia há relatos de vestes especiais usadas para o dia do matrimonio, nada parecido com o que temos hoje.  Na idade média o foco era o luxo dos vestidos, pouco importando a cor que se usava e eram extremamente importantes e visados, pois como os casamentos eram vistos como forma de fazer alianças comerciais, os vestidos eram usados para demonstrar as posses da família.

Agora, já deu para ter uma ideia do surgimento da importância e elegância da veste da noiva, mas ainda falta um toque relevante para esse vestuário: a cor branca. Alguns historiadores atribuem a rainha da Escócia Mary Stuart no século XVI o título de pioneira, outros a rainha Maria de Médice da França, no século XVII. O fato é que o vestido branco realmente se popularizou após a rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX, desfilar um modelo de renda feita a mão. Ela foi a primeira nobre a se casar por amor, o que deixa a história ainda mais interessante, e também lançou a moda do véu e do buquê de flores brancas miúdas.

casamento-da-rainha-vitoria-em-1840-foto-reproducaoCasamento da Rainha Vitória em 1840 – Foto: Reprodução

vestido-da-rainha-vitoria-em-exposicao-foto-reproducaoVestido da Rainha Vitória em exposição – Foto: Reprodução

Após consagrar o branco como protagonista da ocasião, o vestido de noiva passou por diferentes estilos e transformações ao longo das últimas décadas, porém agora sempre mantendo a cor branca.

O primeiro salto de influência global foi o do Art nouveau que era extremamente popular na Europa. Esse período foi chamaddo de Belle Époque francesa, principalmente antes da Primeira Guerra Mundial. Neste período os vestidos tinham modelagem mais solta, eram super adornados e eram usados com véu bem longo, também cheio de flores.

belle-epoqueFoto: The Art Nouveau Bride – belle époque

Década de 20

Nos anos 20 os vestidos de noiva passaram a apresentar silhueta mais reta compensada por bordados e pedrarias para transmitir mais feminilidade, seguindo as características da moda do período pós-guerra. O véu longo e flores continuam em alta nessa década.

decada-de-20-foto-reproducao
Foto: Reprodução

Década de 30

A década de 30 marca a volta de modelos mais ajustados, valorizando mais as silhuetas das mulheres. As mangas compridas ficaram populares nessa época e o corpo era quase que totalmente coberto. Os decotes eram bem discretos ou mesmo inexistentes e o foco do período era a simplicidade nos modelos.

decada-de-30-foto-reproducaoFoto: Reprodução

Década de 40

Com a crise econômica culminada pela segunda guerra mundial, os vestidos passaram a ser feitos com cortes ainda mais simples e pouco tecido. O uso do tailleur ficou em alta nessa fase por conta das circunstancias do período.

anos-40-foto-reproducaoFoto: Reprodução

Década de 50

Época do New look. Criado por Christian Dior, teve influência sobre toda essa década com as saias volumosas e cinturas bem marcadas, golas altas, características refletidas nos vestidos de noiva.

vestido-de-noiva-de-grace-kelly-um-dos-mais-marantes-da-decada-de-50-foto-reproducao

Vestido de noiva de Grace Kelly, um dos mais marcantes da Década de 50 – Foto Reprodução

Década de 60

Nos anos 60 um estilo musical jovem, rebelde e irreverente estava despontando no mundo: o Rock and Roll, que deu às pessoas a liberdade de se vestir com mais individualidade e ousadia. Prova disso, foi o icônico casamento de Elvis Presley que ditou moda com o vestido e o uso dos cabelos soltos por Priscila na cerimônia. Essa época também marca o uso de modelos de vestidos mais curtos, deixando de lado um pouco daquele padrão recatado da época.

casamento-de-elvis-e-priscilla-presley-na-decada-de-60-foto-reproducaoCasamento de Elvis e Priscilla Presley na década de 60 – Foto Reprodução

anos-60-vestidos-com-cortes-geometricos-foto-reproducao

Década de 70

Com a predominância do movimento Hippie na época, os vestidos de noiva também sofreram influências desse estilo. Contudo, também houve uma mistura de outros estilos marcados por épocas anteriores. Sendo assim, era possível encontrar desde modelos clássicos, inspirados na década de 40, até modelos leves e fluídos com flores e rendas, uma tendência paz e amor.

anos-70
vestido-de-noiva-dos-anos-70
vestido8
F
otos: Reprodução

Década de 80

A década do exagero! Tudo era bem volumoso, vira tendência o uso de mangas bufantes, o buquê, o véu, a grinalda. Os vestidos tinham muita saia, muita gola e bordado.

decada-de-80-ok

vestido-de-noiva-da-princesa-diana-que-foi-o-auge-dos-anos-80-foto-reproducaoVestido de noiva da Princesa Diana que foi o auge dos anos 80 – Fotos: Reprodução

Década de 90

A volta dos vestidos mais discretos e minimalistas. Diferente da década anterior, os anos 90 marcam a busca pela sobriedade das modelagens mais simples.  Essa época evidência a imagem da sofisticação da noiva em belos vestidos, porém sem muitos exageros, compondo visuais mais limpos.

90-oksFoto: Reprodução

Década de 2000 aos dias atuais

Livre tendência! A partir dos anos 2000 os modelos e estilos de vestidos de noiva passaram a ser ainda mais diversificados, aparecendo vezes seguindo alguma inspiração de anos anteriores, vezes tendência de estilistas famosos, vezes ligados apenas a personalidade da noiva. Tomara que caia, decotes, fendas, rendas, tudo é possível!

vestido-de-noiva-013

vestido-de-noiva-moderno-2013-1

 

noiva-2000

vestido-da-kate-middleton

 

09.11.2016

Postado em Noiva

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *